sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

“Estamos descobrindo as coisas cada vez mais cedo”, diz Sophia Abrahão para jornal




Em meio as pré-estreias de ‘Confissões de Adolescente‘ em todo o país, várias matérias estão sendo publicadas nos jornais de todo o Brasil. Em um dos cadernos do jornal O Dia, saiu uma matéria de Maria Mariana e Sophia Abrahão falando sobre a relação entre a série de 90, a adaptação teatral e atual versão cinematográfica. Confira a entrevista completa:

Namoro, amigos, não ser reprovado no colégio, afirmar sua própria identidade. Aos 15 anos, essas são preocupações recorrentes na vida da maioria dos jovens. Não para Sophia Abrahão. Nessa idade, ela já estava saindo de casa para seguir a carreira de modelo e sua rotina incluia trabalhar para pagar o próprio aluguel. Hoje, aos 22, ela tem o gostinho de voltar no tempo na pele de Tina, mais velha de quatro irmãs, em ‘Confissões de Adolescente’, que, após sucesso no teatro e TV, nos anos 90, estreia sua versão para o cinema dia 10 de janeiro. “Mesmo na ficção, poder voltar atrás e viver coisas normais dessa fase é muito gostoso”, confessa a atriz. Mas se para Sophia os temas da adolescência fugiram ao padrão, há gerações eles giram em torno das mesmas coisas para grande parte dos jovens. Eles se dividem em primeiro beijo, a perda da virgindade, e outras descobertas vividas pelas atrizes Bella Camero, Malu Rodrigues e Clara Tiezzi, irmãs de Sophia no filme dirigido por Daniel Filho. As quatro são filhas de Paulo (Cássio Gabus Mendes) e tem entre 14 e 20 anos, na trama. “Atualmente, o que muda é a idade entre esses acontecimentos. Estamos descobrindo as coisas cada vez mais cedo”, arrisca a ex-modelo. Maria Mariana, autora da história original e intérprete do mesmo papel de Sophia durante a década de 90, concorda: “Pois é, eu achava que tinha saído cedo de casa, aos 19, mas com ela aconteceu aos 15!”, comenta Mariana, hoje com 40 anos e mãe de quatro meninas. “Uma dia desses, minha filha estava vendo um filme e disse: ‘Mamãe, eles vão transar agora’. Eu falei: ‘Para tudo!’ Olha , ela só tem 6 aninhos, como vou falar de sexo? Mas vou sumir com ela do mundo? Isso passa ás 15h na televisão?’, questiona-se ela. Mas a influência da televisão ganhou um grande concorrente entre as novas gerações: a internet. É nisso que aposta o roteiro do filme, assinado pelo Jovem Matheus Souza, de 25 anos. Se há 20 anos ás confissões de adolescentes eram guardadas a sete chaves em diários -, atualmente, são as redes sociais que se encarregam disso e não escondem nada de ninguém. Pelo contrário: neste meio, a palavra de ordem é compartilhar.
“Acho que se confessar é algo terapéutico, cura. Eu me sentia muito extraterrestre e ainda me sinto isso um pouco (risos). Então, ‘Confissões’ me dava esse espaço, eu podia falar. Aí virou sucesso e percebi que existiam outros ‘extraterrestres’ como eu nesse planeta”, explica Maria Mariana, rebatida por Sophia: “Engraçado, o meu diário é praticamente o meu instagram, meu blog… Já tive fotolog uma época também, mas escrever um diário, isso nunca fiz!”
Aliás, quando Maria Mariana resolvou abrir o verbo há duas décadas, não imaginava que as questões adolescentes continuariam a acompanha-la até hoje. Dirigida por seu pai, Domingos de Oliveira, ela passou a juventude rodando o Brasil em cartaz com a peça homônima. “Quando eu quis remontar a peça, em 2010, escalei atrizes e fui para casa com uma megacrise. Foi quando percebi que não dava mais para estar no palco com “Confissões”, desabafa ela. Sophia que também participou da última montagem da história para teatro confessa que sua grande dificuldade foi dar força a temas atualmente banalizados. “Quando elas fizeram a primeira versão da peça, era super irreverente. Mas, quando a gente remontou, foi muito difícil, por que os assuntos já pareciam batidos. Não era mais a primeira vez que falavam de tabus”, reflete a atriz. Mariana completa em seguida: “Concordo plenamente! Na peça, eu falava da primeira vez que fumei um baseado e as pessoas diziam: ‘Ooooooh!’. Podia sentir aquele peso sabe? Mas vai falar isso hoje? É completamente diferente”, acredita ela. Mas as duas, representantes de diferentes gerações, concordam que, seja no teatro, cinema, literatura ou internet, o importante é representar o jovem real e não impor padrões a eles.
‘Confissões de Adolescente’ terá pré-estreias pagas de 03 a 09 de janeiro. Verifique o cinema da sua cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário