sábado, 31 de agosto de 2013

Ivan Zettel diz que Dona Xepa foi um projeto vitorioso

Ivan Zettel (o segundo na foto) na coletiva de lançamento da novela Dona Xepa (Foto: Divulgação/Rede Record)
 R7 — Que balanço você faz dos trabalhos em Dona Xepa?
Ivan Zettel — Vitorioso. Foi uma novela com um orçamento muito baixo, que manteve qualidade técnica e artística e, além disso, vendemos muito bem.

R7 — Como você avalia o seu estilo de direção? Quais são suas maiores características?
Zettel — Direção de atores. A dramaturgia sempre em primeiro lugar. Depois, escolher bem a equipe e agregar todos em benefício do produto.

R7 — Como diretor-geral da novela, você tem uma importância fundamental para o bom andamento dos trabalhos. Fale-nos um pouco sobre o clima que você quis criar nos bastidores.
Zettel — Sempre tento realçar o espirito coletivo, incentivar o talento de cada um em benefício da novela, tudo dentro da maior harmonia possível, para que cada um dê o seu melhor. A escolha dos meus companheiros de direção e toda equipe dentro desses critérios é fundamental para nosso sucesso.

R7 — A equipe de produção de Dona Xepa é praticamente a mesma de Rebelde, sua novela anterior na Record. Isso ajuda ou atrapalha?
Zettel — Isso foi fundamental para podermos realizar um trabalho com tanta qualidade, apesar da pouca verba. Pois o conhecimento entre nós criou vários atalhos para o entendimento do que era necessário para a novela. A intimidade profissional que temos fez toda a diferença. Esse foi o único pedido que fiz a direção da Record.

R7 — Como foi o processo de escolha para das locações em São Paulo. A equipe foi para São Paulo apenas uma vez, certo?
Zettel — As locações foram escolhidas de acordo com as necessidades do texto e adequação para a novela. Fomos a São Paulo no início e voltamos agora para o programa do Rodrigo Faro.

R7 — Como foi o processo de escolha do elenco? Conte para a gente como funciona essa parte.
Zettel — A partir da sinopse do Gustavo e da disponibilidade do casting da Record, fomos discutindo nosso elenco. Eu, Gustavo e a direção da Record.

R7 — Em relação à questão técnica, que novidades foram usadas para a gravação de Dona Xepa?
Zettel — Foi a primeira novela feita em 24 quadros da Record. Além disso, nossas imagens de São Paulo, nossos stock shots, foram feitos de forma inovadora para novelas, o que só foi possível porque tivemos uma produtora parceira na cidade. Sempre tento trazer uma novidade técnica aos nossos trabalhos.

R7 — Você e o Gustavo Reiz já haviam trabalhado juntos em Luz do Sol. Como foi repetir a dobradinha?
Zettel — Maravilhoso, trabalhamos em harmonia total, da escalação até o produto final no ar.

R7 — Ana Zettel, que interpreta a Lady, é sua irmã. É diferente dirigir as cenas dela?
Zettel — Sim, é muito importante que mantenhamos um clima mais profissional do que familiar. Talvez eu tenha sido mais duro com ela do que com os outros, mas valeu muito a pena, ela fez um excelente trabalho e se destacou pelo talento dela e não por ser minha irmã. Foi muito legal ver isso acontecer no ar.

R7 — Qual foi a cena mais difícil de ser gravada?
Zettel — O acidente [de Isabela], pois não tem volta. É uma vez só. Mas o mais difícil sempre é estabelecer o tom no início dos trabalhos, isso sim define tudo. Aí está o maior desafio.

R7 — Já tem algum projeto para o futuro?
Zettel — Sim, mas ainda não posso falar. Estou conversando com a direção da Record. Mas vai ser em breve!

R7 — Qual núcleo de personagens era o seu favorito?
Zettel — Não tem. É que nem perguntar para a mãe qual é seu filho preferido [risos]. Mas o mais importante é manter o equilíbrio entre eles, todos são importantes à sua maneira.

R7 — Conte-nos um pouco sobre sua rotina de e trabalho.
Zettel — Para não ser longo aqui, pois o processo é muito complexo para poucas linhas, temos que dar vida ao texto e cenas que recebemos, ler os capítulos, estudar cenas que vou dirigir, ver a edição e sonorização, e principalmente responder a perguntas, muitas perguntas [risos].

R7 — Profissionalmente, qual é o seu grande sonho? Dirigir um filme de cinema, talvez?
Zettel — Esse seria um grande sonho, sim, mas principalmente e independente do formato, meu grande sonho é não me repetir nunca e acreditar que o próximo trabalho será sempre o melhor.

R7 — O que podemos esperar do último capítulo?
Zettel — Desfechos emocionantes para nossos personagens e historias, espero que as pessoas continuem se emocionando com o que o Gustavo vem criando para nós.

R7 — Por fim, mande um recado aos telespectadores da novela
Zettel — Quero agradecer a todos que esperam até tão tarde para acompanhar nossa novela. Essa é uma equipe apaixonada pelo que faz e faz com todo carinho para nossos telespectadores. Em nome de toda equipe, agradeço muito ao carinho que recebemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário